terça-feira, 25 de agosto de 2009

Faz de Conta que é Caprese....

A Salada Caprese é um clássico da cozinha Italiana e não é mais do que fatias de tomate e de queijo mozarela de Búfala alternadas, como estes cogumelos shitaque estavam mesmos a pedir uma companhia resolvi apresenta-los :)
Apesar de gostar de cozinhar gosto sobretudo de fazer coisas pouco demoradas, este prato foi o ideal para um almoço em que tinha pouco tempo, uma vez que ficou pronto em poucos minutos. Na próxima vez vou colocar uma colher de pesto nos cogumelos antes da mozarela e do tomate.
.
Eu gosto de cogumelos crus, que como muitas vezes em saladas, mas para aqueles que se arrepiam só de pensar nisso :) sugiro leva-los primeiro ao forno e quando estiverem quase prontos juntar a mozarela, se pusermos tudo ao mesmo tempo e esperarmos que os cogumelos cozam corremos o risco de "perder" a mozarela.
.
Ingredientes:
Cogumelos Shitaque
Tomate (neste caso usei cereja)
Queijo Mozarela
Alho muito picado
Azeite
Sal e Pimenta
.
Limpar bem os cogumelos com um pano ou com uma escova e retira-lhes o pé. Os cogumelos não devem ser nunca lavados com água porque são como esponjas que absorvem todo o líquido, se os quiséssemos saltear ou juntar a um molho esse líquido ainda teria a hipótese de ser evaporado mas neste prato se forem lavados não têm tempo de recuperar e vamos perder muito do sabor.

.
Temperar com alho picado, azeite, sal e pimenta. Dispor em cima de cada cogumelo as fatias de mozarela e de tomate e lavar ao grill do forno até a mozarela derreter. Temperar com flor de sal, mais pimenta e um fio de azeite. Também se podem colocar umas folhas de manjericão entre o queijo e o tomate antes de ir ao forno.

3 comentários:

  1. Que delícia!
    Adoro saladas assim, com tão bom aspecto!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Que bela combinação.. ingredientes fabulosos.. realmente é uma refeição saudavel e rapida
    beijinhos (*-*)

    ResponderEliminar
  3. desta nao gosto, porque leva queijo :P mas a foto tem óptimo aspecto. qualquer dia escreves um livro de culinária não?
    café é quando quiseres, estou por cá. aliás, ontem estive pertinho de ti (caso estivesses em casa, nao sei se estavas) e lembrei-me de como tenho saudades tuas.

    beijinhos!!!

    ResponderEliminar