terça-feira, 8 de setembro de 2009

Gnocchi de Pastinaca com Pesto

Quando fiz estes gnocchi lembrei-me que em Itália chamam Malfatti (mal feitos) a alguns gnocchi (especialmente aos que são feitos com ricotta como se fossem um recheio de ravioli) porque ficaram realmente malfatti :) mas a sua falta de beleza foi compensada largamente pelo seu sabor.
A receita veio de um livro pelo qual estou completamente "apaixonada", estive vai não vai para não o comprar desmotivada pelas suas 1000 páginas sem imagens... mas é dos melhores livros que comprei nos últimos tempos ou não tivesse sido sugerido pela Fer lá no Chucrute ;)
Nem sempre encontro pastinaca à venda mas fico sempre encantada pelo seu sabor entre a cenoura e o aipo. Para realçar esse sabor devia ter feito um molho mais simples mas não resisti a fazer um pesto bem pedaçudo que na minha opinião combinou muito bem com a suavidade dos gnocchis.
.
Ingredientes para os Gnocchi:
500 gr de Pastinaca
1 Chávena de Farinha
½ Chávena de Queijo Parmesão Ralado
Sal e Pimenta
.
Ingredientes para o Pesto:
50 gr Manjericão
1 dente de Alho
50 gr de Pinhões
50 gr de Parmesão Ralado
Sal
Azeite qb
.
Cozer a pastinaca cortada aos cubos em água e sal até estar macia. Escorrer a água e reduzi-la a puré, temperar com sal e pimenta e misturar a farinha e o parmesão de forma a formar uma massa que se possa trabalhar sem pegar demasiado aos dedos, se necessário juntar mais farinha. Tentar que este processo de mistura seja rápido para não activar o glúten da farinha. Polvilhar a superfície de trabalho com farinha e formar um rolo de massa com mais ou menos 2 cm de espessura, cortar pequenos cubos de 3 cm de comprimento e com as mãos formar os gnocchis. Ir colocando os gnocchis ao lado uns dos outros sem deixar que se toquem. Levar água a ferver e cozer nela os gnocchis, o processo é relativamente rápido, quando começam a subir à superfície estão prontos.
.
Para o pesto triturar todos os ingredientes com excepção do azeite que se vai misturando em fio como se de uma maionese se tratasse. Neste caso para ficar bem pedaçudo triturei menos tempo do que é normal.
Servi os gnocchi com colheradas de pesto, parmesão ralado e um fio de azeite.

6 comentários:

  1. Carlota
    Esta receita para mim está aprovadíssima!
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Olé! Uma amiga fala-me imenso da pastinaca assada com outros legumes que comia em Londres. Ela diz que lhe faz lembrar nabo mas que é muito melhor, só que nunca encontrei à venda. Aqui na zona do Porto, alguém sabe onde posso encontrar? Agora fiquei ainda com mais vontade de provar!
    Tecas

    ResponderEliminar
  3. Conheço a pastinaca como cherovia.
    Deve dar um gnocchi fantásticos!! :)

    Tenho esse livro na lista, mas ainda não encomendei...
    Sou fã do Bittman.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Carlota, sera que marquei essa receita no livrao? marquei tantas!
    Mas se nao marquei, vou correndo marcar! Adoro esse legume, que me lembra levemente a mandioquinha brasileira. Gostei do nome portugues do parsnip! Seu nhoque ficou lindo! :-)

    muitos beijos,

    ResponderEliminar