terça-feira, 13 de outubro de 2009

Risotto de Abóbora com Salva

Começou oficialmente a época das abóboras e por isso não se admirem se elas começarem a aparecer muito por aqui. É que as abóboras são muito versáteis e podem não só ser cozinhadas das mais variadas maneiras como podem também ser consumidas cruas.
Esta receita da revista Good Food de Março de 2009 tem a vantagem de juntar a abóbora aos aromáticos porcini.
.
Ingredientes para 2 pessoas:
1L de Caldo de Vegetais (usei caseiro)
1/2 Cebola picada
1 Dentes de Alho picado
350gr de Abóbora descascada e cortadas em pequenos cubos
4 Cogumelos Porcini*
3 Folhas de Salva picadas e mais algumas para decorar
175 gr de Arroz Arborio
50ml de Vinho Branco
2 Colheres de Sopa de Mascarpone
50gr de Queijo Parmesão
1 Mão Cheia de Salsa picada
2 Colheres de Sopa de Azeite
.
Aquecer o caldo de legumes. Numa frigideira grande refogar a cebola no azeite até esta ficar macia, nessa altura juntar o alho e mexer mais um pouco. Juntar a abóbora aos cubos, a salva picada e os porcini também cortados, refogar tudo cerca de 10 minutos em lume médio mexendo frequentemente para não colar nem queimar.
Juntar o arroz e ir mexendo até este ficar quase transparente (3 ou 4 minutos) nessa altura juntar o vinho e deixar que este evapore, mexendo sempre por mais ou menos 1 minuto.
Começar a juntar o caldo (que deve estar sempre quente para não interromper a cozedura do arroz), e a partir daqui o processo é sempre o mesmo, junta-se caldo e esperasse que este seja absorvido, momento em que se junta novamente mais caldo até terminar todo o caldo. Dependendo do gosto, isto é se queremos um risotto mais ou menos "al dente", o caldo pode até nem ser todo usado. Este processo demora normalmente entre 18 a 20 minutos.
Retirar o risotto do lume, temperar com sal e pimenta, juntar a salsa picada, metade do parmesão ralado e o mascarpone envolvendo tudo.
Numa frigideira aquecer azeite e fritar, muito rapidamente, as folhas de salva. Transferi-las para uma folha de papel de cozinha de forma a que esta absorva o excesso de gordura.
No momento de servir decorar o risotto com a salva e com o resto do parmesão ralado para tornar o arroz ainda mais cremoso.
.
*Usei cogumelos porcini frescos. Se usarem secos eles deverão primeiro ser hidratados, para isso são mergulhados durante 20 minutos em água quente, depois retiram-se da água e cortam-se tal como os cogumelos frescos.

3 comentários:

  1. Receita anotada, a fazer em breve! :D

    ResponderEliminar
  2. Aqui também começaram a aparcer, e aproveito logo para experimentar novas receitas, risotto de abobóra nunca fiz mas é uma óptima sugestão.
    Bjs

    ResponderEliminar