quinta-feira, 11 de novembro de 2010

E se a Nigella fosse Algarvia?

Se a Nigella fosse Algarvia viveria numa casa em Cacela Velha com vista para o mar, faria compras no mercado de Olhão, passearia os cães no vasto areal da Praia Verde e subiria até Cachopo para encontrar as melhores ervas.

Se a Nigella fosse Algarvia a sua Pavlova não teria cacau mas sim Alfarroba.
.
Ingredientes para o Merengue (4 Pavlovas pequenas):
4 claras mediadas
O dobro da medida das claras em açúcar
1 colher de sopa de Alfarroba em Pó
.
Ingredientes para a decoração:
200ml de Natas
1 Colher de Sopa bem Cheia de Açúcar em Pó
Framboesas
.
Costumo fazer sempre o merengue “a olho” como já expliquei na outra Pavlova. Eu sei que fazer coisas “a olho” em pastelaria está próximo da heresia :)
Ao contrário da cozinha onde a alquimia de ingredientes é mais livre na pastelaria tudo dever ser pesado ao grama. Mas que querem… se há coisa que eu gosto é de não seguir regras e sempre me dei bem com a "minha" fórmula :)
..
Bater primeiro as claras em neve até terem picos pouco firmes, juntar o açúcar aos poucos e por fim a afarroba em pó.
Colocar o merengue num saco pasteleiro ou com uma colher fazer círculos em cima de uma folha de papel vegetal. A ideia é criar um “ninho”, uma espécie de caixa onde se vai colocar depois o creme. A temperatura do forno interfere com a cor da Pavlova por isso não deve ser mais de 100º, normalmente fica lá 1h porque eu gosto do interior cremoso mas podem ser 2h se quiserem mais seco.
.
Bater as natas com o açúcar até obter um creme espesso. Colocar o creme sobre as pavlovas e decorar com as framboesas.
.
P.S Muito obrigada a todos pelas carinhosas mensagens de solidariedade que deixaram no post anterior. Correndo o risco de desiludir os mais curiosos não vou nunca dizer nem o nome do autor nem o nome do livro. Desculpem mas aprendi que a má publicidade é também uma forma de publicidade ou como já em tempos alguém dizia “falem mal mas falem de mim” ;)

24 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo, e facilitaria a visita ao site dela, que é tudo inglês.
    Está deliciosa este prato.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Amiga, és uma "sem regras" adorável! :)
    Que maravilhosa sobremesa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. oLÁ. Que Blog mais gostoso. Amei! Além de ter adorado a receita. Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. alfarroba e pavlova! que ideia original! :)
    beijinhos
    sofia

    ResponderEliminar
  5. Uma pavlova bem à moda dos nosso Algarve.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Mas que bela alteração! Adoro Alfarrofa, desde que a conheci recentemente fiquei fã!
    Parabéns pela sugestão!

    http://editemoments.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Carlota, sempre surpreendendo adoravelmente!
    Eu sou uma fã maluca de pavlovas! hei de experimentar a sua criação!
    Beijo!
    :o)

    ResponderEliminar
  8. Se a Nigella fosse Algarvia, chamar-se-ia Carlota e teria um programa chamado "A Tangerina morde" (Nigella Bites he he)
    Cá está algo que nunca provei porque o meu excelentíssimo forno tem algo contra as claras...

    ResponderEliminar
  9. Adorei o comentário da Ameixa! A Tangerida morde! Ahahah, mas concordo com ela... Se fosse, eras tu!
    Simples, prática e deliciosamente aconchegante e saborosa! :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Ainda não experimentei cozinhar com alfarroba, mas estou a ver que isso vai definitivamente mudar! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  11. Tenho em casa farinha de alfarroba à 2 semanas à espera de ser utilizada, mas ao contrário de si, eu tenho azar na Pastelaria, mesmo seguindo as medidas à risca, é raro dar certo.

    Quando tiver coragem faço uma pavlova maravilhos como esta.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Adorei a tua criação "pavlovica" e eu tal como tu costumo ser uma fora da lei, às vezes tenho sorte, outras nem por isso.
    Ah! Adorei o comentário da Ameixinha :)

    ResponderEliminar
  13. A receita é o máximo!...
    Mas confesso que por momentos pensei: queres ver que foi a Nigella que lhe tirou a receita???? como?!?!?.... até me ri sózinha!!!
    Babette

    ResponderEliminar
  14. Eu que nem sou fã de merengue fiquei a babar, só de pensar que leva alfarroba.
    Ficou lindo, se a Nigella chegar a ver este post vai roer-se de inveja
    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  15. Adorei esta introdução e este título de hoje. Se a Nigella fosse algarvia, certamente que a sua cozinha seria ainda mais especial, diversificada e deliciosa.
    Mas vale-nos a Tangerina que leva o Algarve para dentro das receitas da Nigella!
    (A Nigella nem sabe o que perde, já não digo em não ser algarvia mas, em não conhecer a gastronomia algarvia!

    ResponderEliminar
  16. E acredito que assim ainda fique melhor! Está linda!

    ResponderEliminar
  17. Adorei este teu post. Se a Nigella fosse algarvia? - a ideia está muito boa, mesmo.
    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  18. E digo mais, se a Nigella fosse algarvia, lambuzava-se (no verdadeiro sentido da palavra)com um belo prato de conquilhas e emboracava um copinho de mata bicho no fim. : )
    Adorei este post conterrânea querida. Desconfio que se ela descobre este post vem de malas e bagagens para cá.. : )
    beijocas grandes

    ResponderEliminar
  19. eu ca acho que a nigelle ia adorar:-)
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  20. Qual fórmula? A matemática é uma "cena" de precisão...;)
    Prefiro a tua pavlova algarvia e já me fizeste rir e eu gosto.
    Beijo

    ResponderEliminar
  21. Receita fantástica!
    Também tenho a receita guardada para fazer um dia destes!
    Ficou deslumbrante

    ResponderEliminar
  22. Olá Tangerina,
    Descobri hoje o seu blog e esta receita e o texto fizeram-me sorrir ao imaginar a Nigella algarvia! Quanto à pavlova o seu aspecto é lindo, tenho de experimentar em breve;-) Tenho só uma pequenina pergunta: Sabe-me dizer onde se vende a alfarroba em pó? Creio que nunca vi nos supermercados... Beijinho e obrigada :-)

    ResponderEliminar